Ordem na cozinha! Dicas de organização

Todo mundo sabe que organização faz diferença e na cozinha é assim também. Com os utensílios à mão, fica mais fácil encontrar a faca certa ou então a assadeira perfeita para os bolos. Deixar tudo em ordem também significa menos desperdício de alimentos, pois com a despensa arrumada dificilmente você esquecerá aquela lata de milho escondida no fundo do armário, não é verdade?

Alimentos – Para ter uma despensa organizada, o segredo é prezar pela visibilidade: Itens maiores ficam atrás. Os menores, à frente. Nas prateleiras ao alcance das mãos, guarde o que entra e sai do armário com frequência, como temperos, guardanapos e mantimentos em uso.

organização cozinha

Cestinhas podem ajudar a separar cada conjunto. Identifique os recipientes que armazenam alimentos diferentes já abertos. Há modelos que já vêm com essa indicação arroz, feijão, açúcar…, mas também é possível usar a criatividade e inventar etiquetas charmosas.

organização

Verifique o prazo de validade dos alimentos sempre que possível. Organize os alimentos que estão para vencer na frente e os mais novos atrás. Conte com ajuda de organizadores para ganhar mais espaços dentro do armário da cozinha. Esses produtos são incríveis para manter o ambiente em ordem e deixar tudo mais prático.

Potes e produtos de limpeza: Guarde os potes um dentro do outro e as tampas ao lado. Dessa forma fica mais fácil de achar e aproveitar os espaços. Jogue fora os potes velhos e os potes sem tampas. Não se esqueça de organizar debaixo da pia. Aposte em organizadores para esponjas, detergente e demais utensílios. Se não tiver, lembra daqueles potes sem tampa? 🙂

organização

Bancada: Cozinha organizada não combina com bancada cheia de objetos. Deixe na bancada apenas os itens que usa com mais frequência, os demais, guarde em outro lugar.

organização

Louças: Para deixar a louça exposta existem suportes com design bem arrojado que além de organizar, decoram o ambiente. Outra opção mais sofisticada é guardar a louça em gaveteiros personalizados ou apostar nas mais variadas opções de prateleiras. Essa ideia deixa o espaço impecável em matéria de organização.

organização

louças2

Agora, não podemos esquecer de um item importante para uma cozinha bem organizada: uma geladeira em ordem! Com este lugar arrumadinho fica muito mais fácil você controlar os alimentos e vencimentos, além é claro de ajudar a não ter desperdícios. Confira abaixo um ótimo infográfico para você dar tchau para a bagunça na geladeira!

energie-geladeira-01

Prontos para dar um fim na bagunça?! Agora é com vocês!

Print Friendly, PDF & Email