Da construção para sua casa

Alguns materiais de construção vão muito além da fase da obra e podem ser facilmente incorporados à decoração. Essa, aliás, é uma ótima alternativa para driblar a falta de verbas na hora de mobiliar a casa e de reaproveitar resíduos de obra, contribuindo para não agredir ainda mais o meio ambiente.

A ideia aqui, não é deixar a sua casa parecendo um prédio em construção, mas dar dicas de como utilizar alguns materiais e integrá-los ao seu ambiente, de forma despojada e sem gastar muito!

BLOCOS DE CONCRETO

Blocos de concreto, assim como os pallets – são muito versáteis e assumem várias funções. Banquinhos, estantes, floreiras e adegas.

adega de concreto concreto na salaestante de concretosofa concreto 2sofá concreto

COBOGÓ

O nome cobogó vem das sílabas iniciais dos sobrenomes dos seus criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis e foi patenteado em 1929. Servia para possibilitar a passagem de maior luminosidade e ventilação nas cidades quentes do Nordeste.

Podem apresentar desde os formatos mais simples, com uma geometria básica, até peças mais complexas e formas esculturais mais sofisticadas. Encontramos cobogós feitos em diversos materiais, como cimento, cerâmica e até vidro.

cobogos tipos-de-cobogo-600x124As opções para o uso são incríveis, não só para os ambientes externos, mas também para os internos, servindo como divisórias. Elas, possibilitam a delimitação dos espaços de forma criativa sem perder a luminosidade e a ventilação, dando ao ambiente da casa aquele apelo retrô.

cobogo externocobogo5cobogo1

Como geralmente são pesados, podem ser usados como aparadores de livro. E se você empilhar alguns e usar pequenas prateleiras de madeira, já consegue criar uma mini estante linda e bastante funcional.

estante cobogócobogó na mesa cobogó peso livrocobogó

TUBOS DE PVC

Bom, nesse quesito tubos de PVC, as possibilidades são INFINITAS!!! Confira algumas algumas ideias bem diferentes para você utilizar o material.

Divisórias:

Reaproveite os canos de PVC e faça uma linda divisória para a sua casa! Leve e vazada, ela irá dar privacidade para os cômodos, ao mesmo tempo em que permitirá a passagem de ar e luz. Misture canos de diferentes diâmetros para dar um efeito bem bonito.

divisoria-89-pvcdivisoria-cano-de-pvc

Adega

Dá para aproveitar o formato dos canos para fazer divisórias dentro de um móvel, ou criar uma adega com os próprios canos de PVC colados uns aos outros. As duas opções são interessantes e ótimas saídas para aproveitar suas sobras.

adega de cano pvc

Horta

Os canos de PVC cortados viram jardineiras superpráticas para plantar um jardim ou horta. Eles podem ficar suspensos ou em suportes como estes cavaletes. Furinhos na parte de baixo garantem que a água escoe depois das regas.

jardim-em-canos-de-pvc

Luminária

Um projeto simples que pode dar um charme extra para o home office ou para o quarto! A luminária feita de canos de PVC fica com um visual industrial mais delicado e pode ser pintada da cor que você quiser.

luminaria-cano-de-pvc

Eles são muito úteis na organização da casa, como porta trecos (aliás, porta tudo que você imaginar). Vasinhos, sapateiras, cabideiros, araras, árvore de natal, organizador de gavetas, etc.

cabideiro de pvc organizador de gaveta pvcnatal

CONDUITES

Conduites são aquelas mangueiras plásticas ou metálicas, rígidas ou flexíveis, que servem para passar cabos e fios por dentro da parede. E que disse que elas tem de precisão ficar escondidas?

conduite banheiro conduite rigido conduite florconduite sala

Essas são somente algumas dicas, pois há uma infinidade de materiais que podemos utilizar. Bem como ideias para decorar com eles! Inspire-se e aproveite!

Print Friendly, PDF & Email