6 Dicas para acertar na escolha do tapete

Como escolher o tapete ideal?

Decidir toda a decoração de um ambiente não é uma tarefa fácil. Para deixar tudo mais harmonioso e aconchegante, todos os detalhes precisam conversar entre si. Além de decorativos, os tapetes podem ser muito funcionais se escolhidos corretamente. Mas muitas vezes nos sentimos perdidos no meio de tantas opções de cores, texturas, formas e preços encontradas no mercado. Para facilitar a sua escolha, separamos algumas dicas que vão deixar o chão da sua casa mais charmoso.

 

  1. Planejando a decoração

Normalmente, designers de interiores sugerem que o tapete deve ser escolhido por último em uma composição. Mas ele já pode ser planejado desde o início, junto com os outros elementos do cômodo. Por meio do estilo desejado e a metragem do ambiente, já é possível pensar em qual tapete se encaixa melhor.

Caso você já tenha um tapete ou ele será o elemento principal, comece o planejamento por esse elemento.

tapete

  1. A ocasião faz o tapete

Além de proporcionarem beleza, os tapetes podem ser muito funcionais. Abafam ruídos, escondem imperfeições no piso, protegem o chão de riscos, tornam o cômodo mais aquecido e aconchegante, delimitam espaços e integram os móveis e outros elementos de decoração.

O local e ambiente em que o tapete será colocado também deve ser levado em conta. Salas de estar pedem por aqueles mais macios para tornar o lugar mais aconchegante e serem usados para sentar. Já nas cozinhas e banheiros, que têm grande movimentação e sujam mais, o ideal são os de fácil manutenção.

Lembre-se: tapetes combinam com todos os tipos de pisos, menos com carpete.

tapete

tapete

  1. Quadrado, retangular ou redondo?

Os formatos mais comuns utilizados são quadrados e retangulares. Esses são fáceis de combinar e enquadrar no espaço. Mas os tapetes redondos e ovais ganham cada vez mais destaque que, se usados estrategicamente, dão um resultado maravilhoso.

Os redondos criam uma decoração dinâmica e podem ser usados para dar foco em um ponto. Eles também quebram a seriedade em ambientes formais de linhas retas.

tapete

tapete

  1. Tamanho e posição

O tamanho é algo controverso no mundo da decoração. Para alguns, quanto maior e ocupar mais área melhor. Outros acreditam que há um tamanho exato para cada ambiente. E há ainda aqueles que não veem problemas em usar um tapete menor ou até mesmo vários juntos.

Deixar o tapete com as pontas embaixo dos móveis integra os objetos e evita acidentes por ficar fixo no chão. Mas nada impede que você o coloque entre os objetos, vai depender do tamanho e formato do tapete, estilo de decoração e o seu gosto pessoal. Quando o tapete é menor, é importante que sobre espaço suficiente para circular tranquilamente em volta.

tapete

  1. Cores

É possível usar mais de um tapete no mesmo ambiente, desde que se contrastem. Quando um for estampado ou escuro, o outro deve ser neutro para dar equilíbrio.

As cores no tapete alegram e dão vida ao ambiente quando contrastam com uma decoração mais neutra. Já um de cor neutra, dá a sensação de amplitude. Mas não esqueça que esse suja mais facilmente.

tapete

 tapete

  1. O protagonista

Para a escolha do tapete, deve-se levar em consideração os outros elementos do espaço. O que não significa, necessariamente, que você deva seguir apenas um estilo. Que tal ousar e fazer o seu tapete ser o destaque do ambiente? Quando se tem móveis neutros e sóbrios, colocar cor ou estampa no chão deixa o ambiente mais charmoso e vibrante.

tapete

Na Movelaria On Line você encontra vários modelos lindos de tapetes, clique aqui para conferir. 😉

Imagens: Movelaria On Line e Pinterest

Print Friendly, PDF & Email